A edição desta quinta-feira do programa Missão Católica apresentou uma série de eventos religiosos e iniciativas sociais que movimentam a comunidade católica no Maranhão. Entre os destaques está o 14º Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica (RCC), que celebra os 45 anos de missão do movimento no estado.
A coordenadora arquidiocesana do Ministério de Comunicação da RCC São Luís, Waldylene Santos, explicou que o congresso deve reunir participantes das 12 dioceses maranhenses, reforçando a comunhão e a espiritualidade carismática. A abertura oficial ocorre nesta Sexta-feira (28), na sede da RCC Maranhão. As atividades dos dias seguintes serão realizadas no Ginásio Castelinho, em São Luís.
Nesta quinta-feira (27), a Igreja Católica também celebra o Dia de Nossa Senhora das Graças, devoção mariana que surgiu a partir das aparições de Maria a Santa Catarina Labouré, em 1830, na França. Durante as visões, Maria revelou o desejo de derramar graças sobre toda a humanidade e pediu a confecção da Medalha Milagrosa, hoje um dos símbolos mais conhecidos da fé católica.
Em São Luís, diversas comunidades celebram a data, entre elas a do bairro Forquilha, que promove hoje o encerramento do seu festejo. A programação inclui momentos de oração, louvor e homenagens à padroeira.
O programa também trouxe reflexão sobre o Evangelho do dia (Lc 21,20-28), no qual Jesus alerta sobre tempos difíceis, mas reforça a mensagem de esperança contida na frase: “Erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.”
a Comunidade Nossa Senhora das Graças, da Forquilha, apresentou seu hino dedicado à Mãe das Graças, composição do ex-pároco da Paróquia da Cohab, Frei Inocêncio.
O Missão Católica destacou ainda a atuação da Caravana Samaritana, iniciativa do Instituto Farina que oferece serviços gratuitos nas áreas da saúde e jurídica. Desde 2022, a Caravana já realizou mais de 3 mil atendimentos, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade.
Outro tema abordado foi a campanha de arrecadação para aIgreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que teve parte de sua fachada desabada no dia 20 de setembro. Para ajudar na recuperação da estrutura, a paróquia lançou uma vakinha online, permitindo doações a partir de R$ 25.

0 Comentários